FLICT

A Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais – FLICT – é um evento da Prefeitura Municipal de Caxias (Prefeito Fábio Gentil Pereira Rosa), organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Profa. Mestra Ana Célia Pereira Damasceno) e coordenado pela Gestão de Memória e Cultura (Profa. Dra. Francigelda Ribeiro). O evento conta com a parceria instituições públicas e privadas e veio à luz em 2018; no entanto, há fatos que o antecederam e que foram marcantes para o seu surgimento.

 

Em 2017, precisamente, em 08 de maio, às 17h, aconteceu no auditório do Centro de Treinamento João Paulo II, o lançamento da XV Feira de Literatura Municipal. Estava, pois, debutando um evento cativante, idealizado pela educadora caxiense Maria de Jesus de Melo Lobão. Em 2017, a nova equipe estava à frente da organização homenageou o escritor piauiense Assis Brasil. De Feira Municipal de Literatura Infantil que era, o evento passou a uma nomenclatura mais ampla: Feira Municipal de Literatura. Aquela atividade de lançamento da feira foi ovacionada por educadores da Rede Municipal bem como por representantes da cultura caxiense.

Assis Brasil, autor de mais de uma centena de livros, atuou no Jornal do Brasil-RJ, reside atualmente em Teresina e foi laureado com prêmios literários de grande destaque no país. Com o tema Assis Brasil em defesa da vida, no dia 16 de dezembro e 2017, aconteceu a culminância da XV Feira Municipal de Literatura de Caxias. Diversas apresentações foram concentradas nas escolas-polo das escolas do campo e urbanas, agrupando proporcionalmente as demais escolas.


A FLICT teve, pois, como impulso primeiro a Feira Municipal de Literatura. O projeto, ao nascer, no ano de 2018, avançou os primeiros passos para, em um salto, reunir as riquezas da Região dos Cocais e apresentá-las em uma programação ampla e multiforme, no Complexo da Balaiada, na cidade de Caxias-MA. Na sua primeira edição, em setembro de 2018, teve como homenageado o escritor caxiense Wilson Marques. Em 2019, a homenageada foi a escritora ludovicense Sharlene Serra. Vale destacar os critérios bem definidos para a escolha do(a) homenageado(a): escritor(a), preferencialmente, atuante no cenário cultural; ser oriundo(a) da Região Norte ou Nordeste e ter, em meio ao conjunto de sua obra, livros publicados no segmento infantojuvenil, uma vez que, de início, os leitores potenciais serão os alunos da Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Caxias. Após um vasto trabalho, durante o ano letivo, os alunos desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, fazem a culminância das suas produções durante os dias de evento, dando vida e dinamicidade à Feira Municipal de Literatura, atividade ímpar nos dias de evento da FLICT.

O evento dispõe de uma programação ampla com livrarias, estandes empresariais, biblioteca itinerante, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenhos ao vivo, shows musicais, Seminário Saberes dos Cocais e apresentação dos trabalhos realizados nas escolas por ocasião da Feira Municipal de Literatura.

 

FALE CONOSCO:
flictcaxias@gmail.com