NOSSOS EVENTOS

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SABERES DOS COCAIS
O Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais é uma das atividades que acontecem durante a FLICT e que, desde o início, atrai amplo público. São debates que perpassam a temática geral proposta pela Feira, expandindo-se para as mais diversas áreas do conhecimento, por meio de palestras e mesas-redondas. Escritores e pesquisadores de diversas localidades contribuem e enriquecem os debates propostos.

TECENDO IDEIAS
Artistas de várias cidades socializam seus trabalhos, alegrando e dinamizando o espaço pelo entrelaçamento dos talentos expostos. Agora, com o título Tecendo Ideias, do clássico ao popular, da alta cultura à nossa mais familiar lenda, a arte converge, integra e diversifica o ambiente cultural do evento desde o seu lançamento. A alteração para o tema Tecendo Ideias foi viabilizada para apreender eventos ligados a expressões artísticas, educacionais e inovadoras acerca dos diversos saberes.

DESENHOS AO VIVO
A FLICT promove e revela as artes nas suas mais diversificadas expressões. A seção de desenhos ao vivo, por exemplo, é uma das grandes atrações do evento. Talento e beleza se misturam e encantam o público.

BIBLIOTECA ITINERANTE
Resgata o verdadeiro sentido da leitura e sua importância na construção do conhecimento, motivando a leitura, colocando o livro nas mãos do pequeno leitor sem prescindir do brincar; a biblioteca itinerante cria, assim, uma relação prazerosa do público infantojuvenil com o livro.

FEIRA MUNICIPAL DE LITERATURA
Até 2016, o evento era intitulado Feira Municipal de Literatura Infantil e envolvia apenas os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas urbanas. Em 2017, o evento passou a ser chamado Feira Municipal de Literatura, ampliando o segmento de obras e autores e se tornou uma das atrações centrais da FLICT, envolvendo todas as séries e modalidades de ensino das escolas urbanas e do campo, desde a Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental. O evento passou a envolver, para além das séries iniciais do Ensino Fundamental, todas as séries e modalidades de ensino das escolas da zona urbana e rural. A SEMECT repassa para as unidades escolares livros dos escritores homenageados. Assim, professores e alunos planejam as atividades que, desenvolvidas em sala de aula, terão culminância durante os dias de realização da FLICT. As escolas da Rede Municipal, bem como as escolas convidadas de outros municípios da Região dos Cocais realizam apresentações no palco central do evento e expõem os trabalhos escritos pelos alunos em estandes.

COMENDA CULTURAL UBIRAJARA FIDALGO
Criada em 2019, a Comenda Cultural Ubirajara Fidalgo é destinada a homenagear personalidades que se destacam ou que se destacaram em iniciativas relevantes em Caxias e em outros municípios da Região dos Cocais. Cerca de 15 personalidades recebem, anualmente, a comenda.

LANÇAMENTO DE LIVROS
Na FLICT, há uma seção especial para os escritores que desejam lançar ou relançar livros e participar de rodas de conversas tematizando suas próprias obras. Escritores de diversas cidades marcam a interseção de diálogos literários e autografam suas obras. Trata-se de um momento relevante para aproximar autores e leitores.

ESTANDES COMERCIAIS
Em 2019, a ala comercial na FLICT foi consideravelmente ampliada e diversificada. Com estandes padronizados e climatizados, o público pôde também desfrutar de uma boa praça de alimentação.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Profa. Mestra Ana Célia Pereira Damasceno

GESTÃO DE MEMÓRIA E CULTURA DA SEMECT
Profa. Dra. Francigelda Ribeiro

FALE CONOSCO:
flictcaxias@gmail.com